terça-feira, 5 de junho de 2012

Amizade



  Estava pensando hoje sobre a Amizade...
Poxa quem nunca precisou de um amigo, pra chorar as magoas, pra desabafar, para contar problemas que até então, não havia contado a ninguém. Existem situações que só amigos podem entender!
  MAS QUAL A VERDADEIRA AMIZADE?
Já ouvi frases dizendo que amigos são anjos que Deus coloca em nosso caminho pra nos ajudar. Na verdade anjos eles não são, mas desempenham um papel parecido. Estão sempre ao nosso lado(perto ou longe...) pra nos ajudar de uma forma peculiar, as vezes quase que chegam a "acampar ao nosso redor" só pra tentar nos proteger. A Amizade é uma dádiva de Deus aos homens!
Pensando na AMIZADE NA BÍBLIA, parei por alguns instantes para refletir. Vejamos alguns fatores que fazem toda a diferença na relação...
Uma amizade não pode estar firmada no MINISTÉRIO, estamos unidos pra ganhar almas, mais isso não deve ser o pilar da amizade.
PAULO E BARNABÉ estavam unidos para ganhar almas, mas suas próprias almas não se uniram, perderam o vinculo na primeira discussão.
Uma amizade pura é mais ou menos como a de Davi e Jônatas...
Poxa é empolgante ver como eles se davam bem. Mas pra mim, o maior sinal da amizade, não foi enquanto estavam juntos, mas sim depois que Jônatas morreu! Sim isso mesmo...
Davi havia feito uma aliança com seu amigo, de amor e fidelidade perpétua com sua posteridade I Sm 20: 13-17
Após a morte de Jônatas, Davi honra essa aliança e traz Mefibosete (filho de Jônatas) para sentar junto de sua mesa para sempre... Isso é lindo!
Jônatas não estava mais ali, Jônatas nunca ira saber se Davi honrou ou não a aliança, mas a força da amizade daqueles dois foi maior!
Aqui eu respondo a pergunta feita no inicio... MAS QUAL A VERDADEIRA AMIZADE?
Ela não esta firmada no tempo (se bem que esse fator pode ajudar a estreitar cada vez mais...). Mas no sentimento de sempre querer honrar ao amigo, principalmente quando ele não esta presente.
Uma verdadeira amizade vai além de tempo, situação, raça... Amizade é mais do que palavras, é a presença de alguém que mesmo em silêncio conforta o coração, nos ajuda. E quando erramos não tem "papa na língua" pra falar a verdade, não para nos ferir, mas para nos alertando erro! Amigo corrige hoje para economizar seu sofrimento. Amigo não vê distância, ou dificuldades, amigo não troca, não negocia. Amigo chora junto, sorri junto, sofre junto.
Amigo faz a felicidade ser eterna e a dor momentânea!

3 comentários:

Deborah disse...

Paz do Senhor!
Eu entendo o que você diz sobre essa relação de amizade, não pela experiência, mas pela falta dela.Sabe quando as pessoas apenas vão se acostumando a conviver com algo que não é bom? Acho que foi assim comigo, eu me acostumei em não ter ninguém pra compartilhar os momentos de riso e os de lágrimas.
Sei que Jesus é nosso amigo e nos conforta, mas confesso que às vezes me sinto sufocada, em meio a solidão.

Anônimo disse...

Você é um verdadeiro príncipe! :))

Wesley Bigon disse...

Deborah entendo sim a situação que você deve estar vivendo, um momento um pouco que confuso e como você mesmo diz "sufoco" Mas nunca podemos esquecer das riquezas que conquistamos com os amigos, pois a bíblia diz: "Melhor que sejam sempre mais de um"
para maiores informações estou a disposição em meu email: wes.blog@hotmail.com